Theoretical relationships among knowledge organization, subject cataloguing, indexing and “analyse documentaire”: a domain-analysis of Scire journal (1995-2010)

Authors

  • José Augusto Guimarães Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
  • Fabio Assis Pinho Universidade Federal de Pernambuco
  • Gustavo Meletti Ferreira Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

DOI:

https://doi.org/10.54886/scire.v18i2.3971

Keywords:

Knowledge organization, Subject cataloguing. Indexing, Document analysis, Domain analysis

Abstract

Considering knowledge organization and representation as a theoretical line used by Information Science to face the subject approach to information, in a dialogical relation with subject cataloguing, indexing and “analyse documentaire”, this article carries out a domain- analysis of Scire journal (1995-2010) in order to identify the scientific production in the mentionned theoretical lines as well as their relationships. Scire constitutes an environment where members of the different paradigms have found an space to relate each other.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Augusto Guimarães, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1981), graduação em Direito pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha (1981), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989) , doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994) e livre-docência em Análise documentária pela Universidade Estadual Paulista (2000). Realizou estágio pós-doutoral na Universidad Carlos III de Madrid (2008). Desde 2009 ocupa o cargo de Professor Titular do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em Marília-SP. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise documental, organização do conhecimento, epistemologia da Ciência da Informação, ética profissional em Ciência da Informação e documentação jurídica.

Fabio Assis Pinho, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação e Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco, atuando nos cursos de graduação em Biblioteconomia e em Gestão da Informação e no Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação.

Gustavo Meletti Ferreira, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Atualmente é aluno de mestrado do programa de pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde foi representante discente. A Durante os anos de 2007 à 2010 foi bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Participa do Grupo de Pesquisa em Estudos Métricos em Informação e atuou como voluntário no Projeto de Extensão Universitária: Inclusão Digital de alunos da UNATI - Marília. Possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia

Published

2012-09-20

How to Cite

Guimarães, J. A., Pinho, F. A., & Ferreira, G. M. (2012). Theoretical relationships among knowledge organization, subject cataloguing, indexing and “analyse documentaire”: a domain-analysis of Scire journal (1995-2010). Scire: Knowledge Representation and Organization (ISSNe 2340-7042; ISSN 1135-3716), 18(2), 31–41. https://doi.org/10.54886/scire.v18i2.3971

Issue

Section

Articles