Scientific production and international insertion of the journal Scire in the 2006-2014 period

Authors

  • Ely Francina Tannuri de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP - Brasil
  • Bruno Henrique Alves Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP - Brasil
  • Marcos Rodrigues do Prado Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP - Brasil
  • Maria Aparecida Pavanelli Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.54886/scire.v23i1.4391

Keywords:

knowledge organization, scientific production, internationalization, scire, institutional co-authorship, classification system for knowledge organization literature

Abstract

A bibliometric analysis of the scientific production of the journal Scire: Representación y organización del Conocimiento in the 2006-2014 period is offered, in order to show its internationalization. Specifically, the study aims to highlight institutions with higher productivity in their countries, as well as to examine institutional co-authorships, highlighting the international co-authorships and the most important themes. As total of 73 institutions were investigated, with 23 publishing at least two investigations. A network of institutional collaboration was created, a list of themes worked by the various collaborating institutions was developed, and the institutions were grouped according to Dahlberg's categories. The institutions and themes were grouped into clusters according to thematic similarity and presented through a dendrogram. As a conclusion, it was observed that the internationalization of the journal Scire is a trend, although fragile, especially in relation to Latin America.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ely Francina Tannuri de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP - Brasil

Livre-Docente na área de “Estudos Bibliométricos”; a partir de setembro de 2013, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001 e 1995). Atualmente pertence ao quadro do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na linha de Pesquisa Produção e Organização da Informação, ministra a disciplina Estudos Métricos em Informação. É coordenadora do grupo de pesquisa “Estudos métricos em Informação”, vice coordenadora da linha de pesquisa Produção e Organização da Informação do PPGCI e bolsista pesquisadora do CNPq(2).Tem experiência na área de Matemática e Estatística, com ênfase em Metodologias Quantitativas para a Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias estatísticas, estudos métricos, indicadores bibliométricos, avaliação da produção científica e redes de colaboração científica, indicadores absolutos e normalizados, especialmente no âmbito dos Estudos Bibliométricos e Cientométricos.

Bruno Henrique Alves, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP - Brasil

Doutorando em Ciência da Informação e bolsista CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UNESP/Marília e formado no âmbito da graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília (UNESP/Marília). Foi bolsista FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - na Iniciação Científica e no Mestrado. Atualmente também é professor bolsista (Bolsa Didática) pelo Departamento de Ciência da Informação da UNESP-FFC-Marília (2014-2016) nos cursos: Biblioteconomia e Arquivologia. A pesquisa de doutorado envolve conhecimentos em Bibliometria e Siciologia da Ciência.

Marcos Rodrigues do Prado, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP - Brasil

Atualmente é doutorando na linha de pesquisa “Produção e Organização da Informação” do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Concluiu o mestrado na mesma instituição e na mesma linha de pesquisa. Possui especialização latu sensu em Gerenciamento de Unidades de Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desde 2003 atua profissionalmente (em regime CLT) como Bibliotecário no Câmpus Experimental de Ourinhos, unidade da “Universidade Estadual Paulista” Júlio de Mesquita Filho. A pesquisa de doutorado envolve conhecimentos em Bibliometria e Cientometria.

Maria Aparecida Pavanelli, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP - Brasil

Atualmente é doutoranda na linha de pesquisa “Produção e Organização da Informação” do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Concluiu o mestrado na mesma instituição e na mesma linha de pesquisa. Bibliotecária no Câmpus de Araraquara, unidade da “Universidade Estadual Paulista” Júlio de Mesquita Filho. A pesquisa de doutorado envolve conhecimentos em Bibliometria e Patentometria.

Published

2017-06-13

How to Cite

Tannuri de Oliveira, E. F., Alves, B. H., do Prado, M. R., & Pavanelli, M. A. (2017). Scientific production and international insertion of the journal Scire in the 2006-2014 period. Scire: Knowledge Representation and Organization (ISSNe 2340-7042; ISSN 1135-3716), 23(1), 47–56. https://doi.org/10.54886/scire.v23i1.4391

Issue

Section

Articles