Determinações políticas na produção científica da Ciência da Informação do Brasil

Autores

  • Rodrigo de Sales Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Eduardo Ismael Murguia Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.54886/scire.v21i1.4250

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Arquivologia, Tabela de Área do Conhecimento do CNPq

Resumo

O desenvolvimento da Ciência da Informação, embora predominantemente estudado sob uma ótica conduzida pelos aspectos relativos ao próprio objeto – informação –, sofre, também, influências exteriores determinadas pelas ações políticas dos governos. No Brasil, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é um órgão federal responsável pelas ações que fomentam a pesquisa científica nacional. Tomando como pano de fundo os conceitos de governamentalidade de Foucault e de racionalidade de Habermas, trata-se de explicar as instituições de governo no Brasil no que se refere ao âmbito de produção e organização do conhecimento científico, especificamente no que diz respeito à articulação entre as áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia e Arquivologia. Para tanto, adota-se como elemento de análise um dos principais dispositivos políticos concebidos pelo CNPq – a Tabela de Áreas de Conhecimento (TAC). Conclui-se que, embora tal dispositivo sirva a uma eficiente gestão científica e universitária, criam-se imperfeições no que se refere à intromissão política sobre as teorias e práticas de áreas consideradas tradicionalmente consolidadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo de Sales, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Fedral Fluminense (UFF). Doutor e Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia. Área de atuação: organização do conhecimento, organização da informação, classificação bibliográfica e indexação.

Downloads

Publicado

2015-06-10

Como Citar

de Sales, R., & Murguia, E. I. (2015). Determinações políticas na produção científica da Ciência da Informação do Brasil. Scire: Representación Y organización Del Conocimiento, 21(1), 27–34. https://doi.org/10.54886/scire.v21i1.4250

Edição

Seção

Artículos