Mediações culturais e da informação no contexto dos folguedos alagoanos

Autores

  • Mona Cleide Quirino da Silva Farias Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Marília, SP-Brasil.
  • Maria de Lourdes Lima Universidade Federal de Alagoas-UFAL, Maceió/AL/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.54886/ibersid.v8i0.4161

Palavras-chave:

Cultural mediation, Information mediation, Folguedos Alagoanos, Cultural manifestations, Semiotics

Resumo

Las Mediaciones culturales y de la información son temáticas que versan sobre posibilidades de articular procesos interpretativos sobre la diversidad de expresiones culturales en contextos culturales distintos. En este estudio damos destaque a los folguedos alagoanos (Fiesta folclórica de Alagoas - nordeste de Brasil), tipo específico de manifestación cultural de carácter popular. Los folguedos son considerados expresiones peculiares de la cultura popular, de modo general, y en el Estado de Alagoas representan, por medio de múltiplos lenguajes, la cultura popular local. Objetivamos discutir sobre las mediaciones culturales y de la información con el enfoque en los folguedos en Alagoas, para reflejar sobre la capacidad que esas expresiones poseen para la comunicación de su cultura. Los folguedos fornecen elementos sígnicos expresos en las más variadas formas de lenguajes y los lenguajes, por su vez, son los mecanismos de expresión de los folguedos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mona Cleide Quirino da Silva Farias, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Marília, SP-Brasil.

Formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas-BRASIL em 2009. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista, UNESP Marília, SP-Brasil. Bolsista FAPESP. Trabalho na investigação sobre a Teoria da Semiótica da Cultura focada nas discussões do núcleo de estudos sobre abordagens socioculturais da Organização do Conhecimento.

Maria de Lourdes Lima, Universidade Federal de Alagoas-UFAL, Maceió/AL/Brasil

Doutora em Ciência da Informação (UNESP - Campus de Marília, 2009), graduada em História (UFF, 1982), com especialização em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros e pela Escola de Comunicação e Artes (USP, 1998). Professora Adjunto 1 da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) integra o corpo docente do Curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós Graduação em História da UFAL. Em colaboração com o SAESP, sistema que integra o Arquivo Público do Estado de São Paulo, participou da elaboração de uma minuta que ensejou a Lei 6.236, de 06/06/2001, que criou o Sistema de Arquivos do Estado de Alagoas. Em seguida, atuou como mediadora entre Arquivo Nacional/AN e Secretaria de Educação do Estado de Alagoas resultando no Relatório de Visita Técnica ao Arquivo Público de Alagoas/APA, o qual sugeriu um Plano de Revitalização do APA pela equipe técnica do AN. Tem experiência nas áreas de História e Ciência da Informação, com ênfase, respectivamente, em História da Cultura e Representação da Informação. O foco de atuação contempla imagem e memória cultural, arquivo público e gestão documental, patrimônio arquivístico e políticas públicas de preservação da informação. As orientações têm priorizado a relação entre memória, informação e documento.

Downloads

Publicado

2014-10-06

Como Citar

Farias, M. C. Q. da S., & Lima, M. de L. (2014). Mediações culturais e da informação no contexto dos folguedos alagoanos. Ibersid: Revista De Sistemas De información Y documentación, 8, 137–141. https://doi.org/10.54886/ibersid.v8i0.4161

Edição

Seção

Estudios de caso, investigaciones en curso, artículos breves y comunicaciones