Aspectos teóricos da análise da estrutura narrativa e a sua contribuição para a organização da informação.

Autores

  • Gilberto Gomes Candido Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP
  • Larrisa Mello Lima Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP
  • João Batista Ernesto de Moraes Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP

DOI:

https://doi.org/10.54886/scire.v19i2.4072

Palavras-chave:

Ciencia de la Información. Sentido recorrido generativo. Lingüística. Discurso Semántica

Resumo

Para los procesos de ciencias de la información de la organización y representación son esenciales en el tratamiento de la información registrada. Basado en la Ciencia de la Información interdisciplinario ha con otras áreas de conocimiento se convierte en factible llevar a cabo el rescate de los aspectos teóricos de la estructura narrativa, expresada a través del sentido recorrido generativo. Esto es en el supuesto de que existen dificultades en el proceso responsable de identificar el tema (aboutness) de documentos, creación como un interesante objeto de estudio. Propp, Saussure Greimas y contribuyó a la construcción del sentido recorrido generativo, que surge de la teoría lingüística y semántica del discurso. Buscar pondrá de relieve la teoría utilizada por estos autores en este edificio con el fin de demostrar que el puente interdisciplinario entre la lingüística y la ciencia de la información se realiza satisfactoriamente. Por lo tanto, el objetivo general es demostrar que sirve Lingüística Ciencias de la Información en representación de este proceso. El objetivo específico es hacer una lista de los aspectos teóricos con los que estos autores contribuyeron a la formación del sentido recorrido generativo. Este trabajo se justifica en la medida en que la vía de sentido generativo se ve en la ciencia de la información como una metodología de simulación que ayuda en el proceso de organización y representación de la información se materializó a través de análisis de documentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Gomes Candido, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP

Aluno de mestrado do programa de pós graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduado em Arquivologia (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Marília. Experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Recuperação da Informação e Organização da Informação. Exerce ainda, atividades auxiliares interna e externa no Grupo de Pesquisa Análise Documentária.

Larrisa Mello Lima, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP

Atualmente cursa o 5° semestre em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências. Câmpus de Marília. Possui bolsa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq com o projeto intitulado “O percurso discursivo da Ciência da Informação por meio do estudo de periódicos da área”. É também integrante do grupo de Pesquisa “Análise Documentária.”

João Batista Ernesto de Moraes, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP

Livre-Docente em Linguística e Documentação. Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Marília. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização da Informação; Análise Documental; Semântica Discursiva e Análise do Discurso. É parecerista "ad hoc" da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da CAPES e do CNPq. Atualmente é Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp - Marília.

Downloads

Publicado

2013-09-21

Como Citar

Gomes Candido, G., Mello Lima, L., & Ernesto de Moraes, J. B. (2013). Aspectos teóricos da análise da estrutura narrativa e a sua contribuição para a organização da informação. Scire: Representación Y organización Del Conocimiento, 19(2), 91–96. https://doi.org/10.54886/scire.v19i2.4072

Edição

Seção

Estudios de caso, investigaciones en curso, artículos breves y comunicaciones