As dimensões temáticas do termo informação na Constituição Federal de 1988 da República Federativa do Brasil

Autores

  • João Carlos Gardini Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • José Augusto Chaves Guimarães Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.54886/ibersid.v12i2.4580

Palavras-chave:

Informação, Acesso à Informação, Liberdade de Informação, Direitos Fundamentais, Análise de Conteúdo

Resumo

O termo informação apresenta diversas acepções, a depender do contexto e do campo em que está inserido. No âmbito jurídico brasileiro, com a promulgação da Constituição Federal de 1988, esse termo ganha especial importância na área do Direito, pois o acesso à informação passou a ser considerado um dos diversos direitos fundamentais do ser humano que se encontram previstos no caput do artigo 5º e seus incisos. Desse modo, e considerando que a Constituição é a maior manifestação legislativa de um povo, busca-se identificar e analisar quais as dimensões temáticas que o termo informação assume na Constituição Federal do Brasil. Para tanto, por meio da aplicação da análise de conteúdo de Bardin (2008), delineia-se como objetivo de pesquisa analisar como o termo informação é abordado nessa norma e em que acepções, a partir das categorias previamente estabelecidas por Santos (2017). Ao final, concluímos que, apesar da baixa incidência do termo na Constituição Federal, a importância a ele atribuída é de grande destaque em razão de estar diretamente relacionado a questões como o direito fundamental de acesso à informação e a difusão de informação como garantia da liberdade jornalística e da imprensa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Gardini Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Bibliotecário/Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Mestrando em Ciência da Informação pelo PPGCI-UNESP.

José Augusto Chaves Guimarães, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Professor Titular do DCI-UNESP/Marília.

Downloads

Publicado

2018-09-05

Como Citar

Santos, J. C. G., & Guimarães, J. A. C. (2018). As dimensões temáticas do termo informação na Constituição Federal de 1988 da República Federativa do Brasil. Ibersid: Revista De Sistemas De información Y documentación, 12(2), 73–79. https://doi.org/10.54886/ibersid.v12i2.4580

Edição

Seção

Artículos