As dimensões temáticas do termo informação na Constituição Federal de 1988 da República Federativa do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.54886/ibersid.v12i2.4580Palavras-chave:
Informação, Acesso à Informação, Liberdade de Informação, Direitos Fundamentais, Análise de ConteúdoResumo
O termo informação apresenta diversas acepções, a depender do contexto e do campo em que está inserido. No âmbito jurídico brasileiro, com a promulgação da Constituição Federal de 1988, esse termo ganha especial importância na área do Direito, pois o acesso à informação passou a ser considerado um dos diversos direitos fundamentais do ser humano que se encontram previstos no caput do artigo 5º e seus incisos. Desse modo, e considerando que a Constituição é a maior manifestação legislativa de um povo, busca-se identificar e analisar quais as dimensões temáticas que o termo informação assume na Constituição Federal do Brasil. Para tanto, por meio da aplicação da análise de conteúdo de Bardin (2008), delineia-se como objetivo de pesquisa analisar como o termo informação é abordado nessa norma e em que acepções, a partir das categorias previamente estabelecidas por Santos (2017). Ao final, concluímos que, apesar da baixa incidência do termo na Constituição Federal, a importância a ele atribuída é de grande destaque em razão de estar diretamente relacionado a questões como o direito fundamental de acesso à informação e a difusão de informação como garantia da liberdade jornalística e da imprensa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Authors retain their copyright, but transfer the exploitation rights (reproduction, distribution, public communication and transformation) to the journal in a non-exclusive way and guarantee the right to the first publication of their work to the journal, which will be simultaneously subjected to the license CC BY-NC-ND. Authors take whole personal responsibility on fulfilling all the appropiate ethical codes and laws, and obtaining all the necessary copyright permissions regarding their articles. Institutional and self- archiving is allowed and encouraged.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
© 2007- . Los autores y autoras conservan sus derechos de autor, aunque ceden a la revista de forma no exclusiva los derechos de explotación (reproducción, distribución, comunicación pública y transformación) y garantizan a esta el derecho de primera publicación de su trabajo, el cual estará simultáneamente sujeto a la licencia CC BY-NC-ND. Los autores aceptan la responsabilidad legal de cumplir plenamente con los códigos éticos y leyes apropiadas, y de obtener todos los permisos de derecho de autor debidos. Se permite y se anima a los autores y autoras a difundir electrónicamente la versión editorial (versión publicada por la editorial) en la página web personal del autor y en el repositorio de la institución a la que pertenece.