Diferentes interpretações sobre uma fotografia por parte de indexadores utilizando o Modelo de Leitura baseado no Método Complexo e nas Funções Primárias das Imagens
DOI:
https://doi.org/10.54886/ibersid.v17i2.4905Palavras-chave:
Indexação de Fotografias. Método Complexo. Funções Primárias da ImagemResumo
O objetivo deste estudo é demonstrar como a intertextualidade e diferentes interpretações sobre uma fotografia interferem no momento da indexação. Para alcançar esse objetivo, esta pesquisa utilizou o Modelo de Leitura para indexação de fotografias baseado no Método Complexo e nas Funções Primárias da Imagem proposto por Silva (2018). Tal modelo foi aplicado em uma atividade para a descrição de uma fotografia como amostra, desenvolvida por estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais. Como resultado, identificou-se que a compreensão das informações do contexto em que a fotografia foi criada e utilizada interfere no processo de sua indexação.
Downloads
Referências
Abril, Gonzalo. Cultura visual, de la semiótica a la política. Madrid: Plaza y Valdes, 2013. 228 p.
Batista, Iury de Souza; Monteiro, Fernanda de Souza (orientado-ra) (2021). Indexação em banco de imagens comerciais: um estudo de caso do Istock. Brasília, Universidade de Bra-sília. Monografia do curso de graduação em Bibliotecono-mia.
Catalá Domènech, Josep Maria; Costa, Marcia Rodrigues (2015). Por um olhar complexo sobre a imagem. // Inter-com: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. 38:1, 295-30.
Catalá Domènech, Josep Maria (2011). A forma do real: intro-dução aos estudos visuais. São Paulo: Summus.
Costa, Cristina (2005). Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez. 198 p.
Gómez Gómez, Hernando (2010): El adjetivo visual: de la figura retórica al significado de la imagen fotográfica. // Revista de la Seeci. 22, 30-79
Joly, Martine (1996). Introdução a análise da imagem. Campi-nas: Papirus.
Jorgensen, Corinne (2003). Image Retrieval: theory and re-search. Lanham: Scarecrow Press. 340 p.
Lancaster, F. Wilfrid (2004). Indexação e resumos: teoria e pratica. 2ed. Brasília, xviii, 452 p.
Manni, Duan; Xiuqing, Wu (2010). Visual polysemy and sy-nonymy: toward near-duplicate image retrieval. // Front. Electr. Electron. Eng. China. 5:4, 419–429. DOI 10.1007/s11460-010-0099-6
Murani, Bruno (1997). Design e Comunicação Visual: Contri-buição para uma metodologia didáctica. Lisboa: Edições 70.
Rodrigues, Ricardo Crisafulli (2007). Análise e tematização da imagem fotográfica. // Ciência da Informação. 0100-1965. 36:3, 67-76.
Samain, Etienne (Org.) (2012). Como pensam as imagens. São Paulo: Ed. UNICAMP.
Santaella, Lúcia (2012). Leitura de imagens. São Paulo: Melho-ramentos.
Silva, Gislene Rodrigues; Dias, Célia da Consolação (Orien-tadora) (2018). Modelo de leitura para indexação de fo-tografias baseado no método complexo e nas funções primárias da imagem (Dissertação de mestrado). Escola de Ciência da In-formação, Universidade Federal de Minas gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. https://repositorio.ufmg.br/hand-le/1843/ECIP-B6VM9Y
Vilas-Boas, Armando (2010). O que a Cultura Visual. Porto: Multitema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Authors retain their copyright, but transfer the exploitation rights (reproduction, distribution, public communication and transformation) to the journal in a non-exclusive way and guarantee the right to the first publication of their work to the journal, which will be simultaneously subjected to the license CC BY-NC-ND. Authors take whole personal responsibility on fulfilling all the appropiate ethical codes and laws, and obtaining all the necessary copyright permissions regarding their articles. Institutional and self- archiving is allowed and encouraged.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
© 2007- . Los autores y autoras conservan sus derechos de autor, aunque ceden a la revista de forma no exclusiva los derechos de explotación (reproducción, distribución, comunicación pública y transformación) y garantizan a esta el derecho de primera publicación de su trabajo, el cual estará simultáneamente sujeto a la licencia CC BY-NC-ND. Los autores aceptan la responsabilidad legal de cumplir plenamente con los códigos éticos y leyes apropiadas, y de obtener todos los permisos de derecho de autor debidos. Se permite y se anima a los autores y autoras a difundir electrónicamente la versión editorial (versión publicada por la editorial) en la página web personal del autor y en el repositorio de la institución a la que pertenece.